quarta-feira, 16 de junho de 2010

Berlengas História Natural



Um grande monte de pedra?


Não!







As Berlengas são muito mais, são o fascínio que faz transformar em vida, toda aquela massa de granito, de xisto, de gnaisses e micaxisto!
É o voo agitado dos Airos, são os "gritos" das milhares de gaivotas, são o calmo planar das Pardelas, são os temidos répteis, é a exuberante vegetação rasteira, é a vida marinha que a rodeia nas suas águas translúcidas, é o prazer da harmonia que as que as convertem num verdadeiro hino de louvor à Natureza.





Há 280 milhões de anos, intensos movimentos geológicos transformaram a superfície terrestre, dando origem a uma grande cordilheira que se situaria na zona das actuais América do Norte, Europa, Ásia e África. Passados 100 milhões de anos, esse grande continente separou-se em dois.
No processo de formação dos continentes Americano e Europeu, houve uma separação das massas de terra, que fez com que estes dois se afastassem. O Oceano foi-se rasgando, deixando entre estes dois "blocos de terra" uma grande ilha Atlântica, essa ilha ao longo de toda a transformação terrestre foi-se afundando, deixando junto à Península Ibérica o seu vestígio mais oriental, as Berlengas.

Sem comentários:

Enviar um comentário